domingo, 18 de maio de 2008

Favor Imerecido...


Favor Imerecido...

Mt. 13: 10 - "Porque o coração deste povo está endurecido, E ouviram de mau grado com seus ouvidos, E fecharam seus olhos; Para que não vejam com os olhos, E ouçam com os ouvidos, E compreendam com o coração, E se convertam, E eu os cure".

Jo. 12: 40 - "Cegou-lhes os olhos, e endureceu-lhes o coração, A fim de que não vejam com os olhos, e compreendam no coração, E se convertam, E eu os cure".

===================================================

Sim, falam exatamente a mesma coisa, pois se referem a Isaías 6: 9, 10.

Terrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo, pois ele é o Criador de todas as coisas, ele não é o Deus que a gente quer que ele seja, mas ele é o Deus que é. Assim como ele criou, ele pode desfazer tudo, portanto ele converte a quem quer e endurece a quem quer. Muitos gostariam que Deus fosse como eles pensam, mas Deus é o que é, podemos amá-lo, conhecê-lo, mas jamais compreendê-lo, pois nossa mente é infinitesimamente pequena, nossos pensamentos não são os seus pensamentos porque os dele são mais altos, nossos caminhos não são os seus caminhos, pois os caminhos dele são mais altos que os nossos.

Mas aprouve a Deus nos salvar pela "loucura da pregação do evangelho". Deus deu a lei para mostrar aos homens que é impossível ter um caráter, um comportamento, de acordo com a Sua justiça, a lei foi dada para que o homem fracassasse na tentativa de ser aquilo que Ele quer que sejamos. Falhando o homem, Deus tem o justo direito de destruir toda a humanidade. Mas ele não quis!!! Ele quis salvar o homem e para isso veio ao mundo em forma humana e cumpriu a lei de A a Z e com isso ganhou o direito, como homem, de entrar no gozo eterno, perdido por Adão e por sua descendência, pois nunca houve quem cumprisse a lei, "não há um justo, nenhum sequer".

E não ficou só aí, ele trocou o seu direito ao paraíso pela punição que estava destinada aos homens, "o castigo que nos traz a paz estava sobre ele". Ele que merecia o gozo ficou com a punição e nós que merecíamos a punição ficamos com a salvação, "pela graça sois salvos, mediante a fé, e isso não vem de vós é dádiva de Deus".

Graça é favor imerecido, é algum bem dado a alguém que não merece, o nosso merecimento é a morte, mas ele quis nos dar a vida, sem a merecermos.

Este é o Deus que eu amo, mas até o amor com que eu o amo não é meu, é dele, "Simão, filho de Jonas, tu me amas?" ("Simon Iona, agapas me pleion touton").

Nenhum comentário: